A vida dele é uma novela !
Criador de um dos canais mais badalados do Youtube, o Memória Teledramatúrgica, onde é seguido inclusive por personalidades bastante conhecidas do grande público, Eduardo Conceição se orgulha da dimensão que seu trabalho tomou. Trazendo para o público vídeos onde ele comenta e mostra cenas antológicas de novelas brasileiras, o jovem Eduardo conquistou muitos fãs. Além desse canal no Youtube, Edu também é responsável por uma página de mesmo nome no Facebook e no Instagram. As atrizes Bel Kutner e Monique Cury se tornaram madrinhas no projeto, o que trouxe ainda mais credibilidade ao trabalho de Eduardo.
Fã das telenovelas desde sempre, ele diz que sua própria vida também poderia render um bom folhetim, e se for preciso ele já tem até elenco em mente.
No bate-papo que tivemos com ele essa semana, generosamente ele nos contou quais são suas tramas favoritas, revelou as novelas que considerou como fracasso, e ainda fez um paralelo entre as novelas do passado e do presente.
Com vocês, Eduardo Conceição !!!
DEZ MINUTOS – Seu apreço por telenovelas se deu a partir de algum folhetim específico?
EDU – Eu sempre digo que a novela que me fisgou para esse meu interesse foi a ‘Vamp’. Eu era criança e achava o máximo todos aqueles vampiros em torno da trama, inclusive Ney Latorraca, Cláudia Ohana, Bel Kutner e tantos outros artistas. Essa novela não tinha ainda tanta tecnologia, mas conseguiu criara efeitos emocionais, principalmente pra mim. Eu tenho muita nostalgia em relação á ela. Lembro que na época foi lançado inclusive um álbum de figurinhas. Eu não perdia um único capítulo, e até hoje eu me pego vendo vídeos dela no Youtube, ou mesmo o box que foi lançado tempos atrás.
DEZ MINUTOS – Que novela você mais gostou e qual delas você assistiu mais vezes?
EDU – Olha, eu sou apaixonado por muitas novelas. ‘Vale Tudo’ eu achei sensacional; é uma obra que eu sempre cito também. ‘História de Amor’, do Manoel Carlos, que rendeu ótimos barracos, e tinha uma história muito gostosa, E o remake de ‘Anjo Mau’ eu achei incrível. É uma novela que eu assisti em todas as vezes que foi reprisada e ainda assistiria outras mil vezes.
DEZ MINUTOS – Em que momento percebeu que poderia desenvolver um trabalho baseado nessa paixão por novelas?
EDU – Eu nunca pensei que fosse me tornar um digital influencer; foi algo que veio despretensiosamente e naturalmente, até porque meu canal no começo era muito amador, eu nem sabia me comportar na hora de gravar os vídeos, ficava meio tímido também. Mas fato é que eu sempre gostei do assunto, e nas rodas de conversa eu acabava me destacando por isso. Eu sempre na memória o nome de quase todos os artistas e personagens das novelas, e as pessoas, já sabendo desse meu gosto, vinham até mim para perguntar sobre o tema. E quando chegavam até mim com alguma questão, eu não só satisfazia a curiosidade como também ainda falava muito mais coisas em torno do assunto. Então foi mais ou menos a partir disso. Eu me pegava cada vez mais fascinado. Eu lia sobre o tema, pesquisava, colecionava discos de todas as novelas.
DEZ MINUTOS – Sobre qual novela poderia ser feito um bom remake? E qual, pela grandiosidade da obra original, nem valeria a pena tentar repetir o sucesso?
EDU – Eu acho que existem muitas novelas que dariam um bom remake, principalmente dentre aquelas mais antigas, em preto e branco. Mas a que eu vou citar agora poderia até ser arriscado, porém por ser uma trama policial e conter vários mistérios dentro da trama poderia ser bem interessante, que é a novela ‘A Próxima Vítima’. Eu a considero muito marcante e acho que poderia atrair um bom público com um remake.
E com relação à novela que não precisa de releitura, creio que ‘Vale Tudo’. É uma obra tão perfeita, que para não comprometer o impacto da original, era melhor deixar quieta. E fora isso, ela ainda é tão pertinente aos nossos dias, que naquele mesmo formato em que foi exibida continua fazendo o sucesso que fez em 1988.
DEZ MINUTOS – Em se tratando de telenovelas, eu gostaria que você citasse pelo menos dois fracassos inesquecíveis.
EDU – De fato nem só de sucesso vivem as telenovelas.Eu poderia listar alguns folhetins que segundo o meu gosto pessoal fracassaram. E pensando rápido eu vou citar ‘Começar de Novo’, que foi uma novela sobre a qual eu criei algumas expectativas e isso não é bom (rs), e outra que também considero um fracasso é ‘O Amor Está no Ar’.
DEZ MINUTOS – Na sua opinião, o que mais pesa para o êxito de um bom folhetim?
EDU – Eu acho que a televisão aberta é super educadora; podemos conscientizar os telespectadores com as nossas novelas, através de temas pertinentes que podem ser tratados numa trama. Penso também que uma novela pequena e não muito arrastada contribui bastante para ter êxito. Aliás, como são as novelas das 23h na Globo, tipo ‘Verdades Secretas’.
DEZ MINUTOS – Que paralelo você consegue traçar entre as novelas atuais e as mais antigas?
EDU – Antigamente as pessoas se reuniam mais em família para assistir as novelas, principalmente as do horário nobre. Muita gente só saía de casa para algum passeio após a exibição da novela. Hoje em dia infelizmente não é assim. Até acho que o fato das novelas exibirem muita violência atualmente acabou contribuindo um pouco para esse afastamento. Antes as pessoas torciam pela mocinha, por um final feliz, as atuações eram mais trabalhadas. Agora ‘enchem linguiça’ durante a trama, e o público percebe quando o autores se perdem no caminho.
DEZ MINUTOS – Cite um ator e uma atriz, vivos, que fazem muita falta na tv, mas que infelizmente não são aproveitados.
EDU – Nossa! São muitos! Vou citar agora então o Nuno Leal Maia e a Lucinha Lins.
DEZ MINUTOS – Qual (ou quais) cena de novela mais lhe fez cair em lágrimas?
EDU – Realmente já chorei com muitas cenas de novela. É até difícil responder essa pergunta. Eu nem queria ser óbvio, mas vou acabar sendo. A primeira que me veio à mente foi aquela clássica de ‘Laços de Família’, protagonizada pela Carolina Dieckmann, quando a personagem dela, diagnosticada com leucemia, raspou a cabeça. É uma cena forte, ela chorava bastante; eu lembro que na época as pessoas comentavam bastante. Confesso que nesse momento nem consigo pensar em outra, mas essa é apenas uma entre tantas cenas marcantes.
DEZ MINUTOS – Diga para nós dez atores que, na sua opinião, formariam um elenco perfeito.
EDU – O meu elenco ideal seria formado por Glória Pires, Bel Kutner, Norma Blum, Ilva Niño, Monique Cury, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Ney Latorraca, Nuno Leal Maia e Mateus Solano.
DEZ MINUTOS – Você diria que sua vida é uma novela?
EDU – Olha, a minha vida daria uma novela, sim. E poderia até ser da Ivani Ribeiro. Eu tenho muitos ingredientes que juntos dariam uma boa trama. Eu faço os meus sonhos acontecerem; na minha vida também existem conflitos com amores, amigos, familiares. E acho inclusive que eu seria um bom protagonista (rs).
DEZ MINUTOS – Qual tema você considera pertinente que seja tratado numa telenovela?
EDU – Uma telenovela pode contribuir muito para que a sociedade como um todo reflita sobre várias questões. Eu dou ênfase no que diz respeito às minorias existentes, ou aqueles que sofrem preconceito de qualquer natureza. Os negros, os idosos, os mais gordinhos, as trans, etc. Mas qualquer tema que já faça refletir já tá valendo à pena.
DEZ MINUTOS – Você acredita que o trabalho na tv seja de suma importância para um ator (ou atriz) em formação?
EDU – A televisão é uma grande vitrine; as pessoas ganham bastante visibilidade. É muito bacana que os atores façam novelas. Mas fora isso, tem muitos atores que se realizam em outras áreas, como teatro, cinema, ou até mesmo em veículos da Internet. O fato de algumas pessoas só acompanharem determinados artistas na tv faz com que eles algumas vezes se sintam fracassados por não estarem lá, o que é muito ruim. Eu acho que a tv é um veículo de extrema importância, mas não é de decisivo para um artista se tornar importante. para a formação de um bom ator o que vale é o estudo, e isso pode se dar por outros caminhos também.
DEZ MINUTOS – Quer deixar algum recado ou falar algo que não tenha sido perguntado?
EDU – Eu quero é agradecer muito por essa entrevista, por essa oportunidade de falar. E quero pedir também que todos se inscrevam no meu canal, que conheçam o meu trabalho. Até para que juntos possamos matar a saudade dessas novelas incríveis que nós temos, que é algo que faço com enorme prazer através do meu trabalho. Muito obrigado e muito sucesso para todos nós!
SIGA AS PÁGINAS ‘MEMÓRIA TELEDRAMATÚRGICA’ NAS REDES :
Youtube > https://www.youtube.com/channel/UCZrKVrHMWp2YDcC1vzFsGKA
Facebook > https://www.facebook.com/memoriateledramaturgica/
Instagram > https://www.instagram.com/memoria_teledramaturgica/
Twitter > https://twitter.com/OficialMemoria
reportagem : Léo Uliana/foto : arquivo Eduardo