(vídeo)O fenômeno tem nome e sobrenome : Clayton Nascimento
O espetáculo “Macacos” traz a reflexão de um homem negro a partir da palavra macaco, usada como xingamento ao povo negro. A montagem foi escrita e dirigida por Clayton Nascimento, que também é protagonista do solo que já encantou nomes como Fernanda Montenegro e Marieta Severo, veteranas do teatro brasileiro.
Quando teve a ideia de montar um espetáculo falando sobre o preconceito contra os povos pretos, sentido em sua própria pele, Clayton foi desenganado por muitos, que diziam que ele não iria longe com a temática. Hoje o ator celebra, além de elogios de público e crítica, inúmeros prêmios, e também os recentes convites para se apresentar em festivais de teatro em outros países.
Na última segunda-feira (01), Clayton Nascimento foi mais uma vez consagrado. Ele recebeu das mãos da atriz Vilma Mello o Prêmio APTR de Teatro, por seu desempenho no espetáculo.
Nós conversamos com o ator, que generosamente nos falou sobre as conquistas que vem tendo com seu projeto, e lembrou de algumas barreiras que enfrentou até que chegasse a esse reconhecimento de hoje. (vídeo abaixo)
Reportagem e imagens : Léo Uliana
Instagram : @10minutosdearte