Tadeu Mello revive Dirceu Borboleta com a benção de Emiliano Queiroz

Exibida pela Rede Globo, em 1973, a novela “O Bem Amado” ficou marcada na memória do público por inúmeras razões. Bem recebida pelos telespectadores, que assistiam então a primeira transmissão em cores da tv brasileira, a trama contava com um elenco primoroso, liderado por ninguém menos que Paulo Gracindo.

Escrito por Dias Gomes, o texto mostrava com leveza e humor as artimanhas de Odorico Paraguaçu, um político demagogo e corrupto que, com seus discursos inflamados, iludia o simplório povo da pequena Sucupira.

O sucesso absoluto da novela deu origem ao seriado (homônimo), que por cinco anos liderou a audiência da emissora carioca. E o público cada vez mais se familiarizando com personagens marcantes, como por exemplo Dirceu Borboleta, interpretado magistralmente pelo saudoso Emiliano Queiroz. Assistente direto do prefeito Odorico, o personagem ganhou o imaginário popular com características muito peculiares, como a sua gagueira e seu jeito estabanado.

Em 2025, mais de cinquenta anos após o sucesso televisivo, o texto de Dias Gomes volta a ser revisitado. Dessa vez tendo Diogo Vilela como o prefeito Odorico, e um grande elenco formando os demais personagens da trama. Além dos brilhantes Ataíde Arcoverde, Renata Castro Barbosa, Rose Abdallah e Lucas Figueiredo (citando somente alguns), quem volta aos palcos é o querido Tadeu Mello, velho conhecido do público, e com uma veia cômica que lhe trouxe o prestígio de ser um dos atores mais respeitados no meio.

Diogo Vilela e Tadeu Mello: Odorico e Dirceu em cena.

E o cearense Tadeu vive justamente o lendário Dirceu Borboleta, que segundo ele mesmo diz, já fazia seus olhos brilharem só de pensar na possibilidade de um dia interpretá-lo. Com trinta anos de carreira e às vésperas de chegar aos cinquenta anos de vida, o ator diz que o personagem foi realmente um presente em sua vida. E ele revelou ainda que chegou a conversar sobre isso com Emiliano Queiroz, que fez do personagem um marco na tv. “Ele disse que se eu tivesse oportunidade de fazer esse personagem, com certeza seria muito especial para mim”. Emiliano estava certo. Está sendo especial não só para o querido Tadeu, mas para o público que tem o privilégio de assistir à montagem, que atualmente está em cartaz no Teatro Clara Nunes (RJ). Tadeu dá um show em cena!

Durante a primeira temporada carioca, no Teatro João Caetano, nós trocamos dois dedos de prosa com o ator, que gentilmente falou sobre o privilégio de interpretar Dirceu Borboleta, e contou detalhes do processo de criação do personagem. (vídeo abaixo) *abaixo do vídeo, serviço completo do espetáculo, com dias e horários.

Reportagem e imagens de vídeo : Léo Uliana/Foto : Clarissa Ribeiro


O BEM AMADO

4 a 27 de Abril

Sexta e Sábado às 20h00, Domingo às 19h00

Horários referentes ao local do evento.

Teatro Clara Nunes – Rua Marquês de São Vicente,52 – Loja 370, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

INGRESSOS > https://bileto.sympla.com.br/event/103781/d/306293

(Visited 4 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *