“Saltimbancos” chegam ao Teatro Net

Os Saltimbancos'_crédito_Silvana_Marques_Bianca_Byi ngton_(3)

Nova montagem do musical infantil “Os Saltimbancos”, tradução e adaptação de Chico Buarque, texto de Luiz Enríquez Bacalov e Sergio Bardotti, com direção de Cacá Mourthé, estréia no Theatro NET Rio, no dia 13 de setembro.

 No elenco Bianca Byington (a galinha), que volta a fazer a peça que a lançou no teatro em 1978, Carol Futuro (a gata), Pedro Lima (o jumento) e José Mauro Brant (o cachorro).

Sucesso há mais de trinta anos, desde a sua primeira encenação em 1977, no Canecão, o espetáculo, com patrocínio da Sulamérica, é inspirado no conto dos irmãos Grimm, “Os músicos de Bremem”, onde quatro animais muito diferentes entre si buscam o mesmo ideal para as suas vidas: escapar da opressão dos seus donos. A galinha, a gata, o jumento e o cão representam, poeticamente e cada qual com sua personalidade, o sonho comum de todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.

 “Durante o meu percurso como diretora tenho tido a oportunidade de montar vários clássicos infantis, essa experiência me ensinou a respeitar o núcleo das histórias, pois no núcleo se encontra o que faz a história ultrapassar as barreiras do tempo e se tornar uma obra de arte. Com a engenhosidade e a sensibilidade de Alexandre Elias e um novo elenco de primeiríssima qualidade, tenho certeza que a nossa montagem proporcionará a essa geração um novo espetáculo dos Saltimbancos, como de 1977, inesquecível!”, resume Cacá Mourthé.

 Com direção musical de Alexandre Elias, o espetáculo apresenta arranjos originais, coro de seis atores-cantores, acompanhados de seis músicos, que, ao vivo, farão o público cantar e se divertir com as aventuras dos personagens.

  O MUSICAL

 Na trama, os quatro animais se revoltam com as obrigações impostas por seus patrões.

O jumento – cansado de tanto trabalhar sem recompensa alguma – decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico. No caminho, encontra um cachorro, na verdade mais um animal desiludido com seu antigo dono, pois sempre estava atrelado às suas ordens e nunca tinha nenhum tipo de reconhecimento.

 O jumento, sensibilizado pela história do seu “quase igual”, convida o novo companheiro para segui-lo em direção à cidade. Pouco depois, no mesmo caminho, os dois encontram uma galinha, que não colocava mais ovo e a gata que não suportava continuar presa. Rapidamente, os quatro ficam juntos em busca do sonho de virarem músicos. Depois de muito caminhar, chegam à Pousada do Bom Barão, onde imaginavam poder descansar. Porém era proibida a entrada de animais e para a surpresa de todos, os seus ex-donos encontram-se lá dentro. A partir daí, juntos, eles decidem enfrentá-los. Como diz a letra da canção: “O Animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana”.

 Revisitando “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, os autores atualizam as personagens, fazendo com que pensem e comentem suas ações. Cantando, emocionando e fazendo rir, os quatro animais, cada um com uma história de rejeição, apresentam seus talentos e defeitos: o jumento é paciente; a galinha, teimosa; a gata é muito esperta e o cão é leal.

Temporada: 13 DE SETEMBRO A 26 DE OUTUBRO

(Visited 70 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *