“O Casamento Suspeitoso” traz o bom e velho Suassuna de volta aos palcos !
Autor de clássicos como “O Santo e a Porca”, “O Auto da Compadecida” e “A Farsa de Boa Preguiça”, o paraibano Ariano Suassuna é tiro certo para o sucesso, sejam suas obras adaptadas para o cinema, teatro ou tv. Seu jeito bastante peculiar de escrever fez com que o Nordeste se sentisse muito bem representado em sua escrita, e foi responsável também por colocá-lo merecidamente no time dos maiores autores brasileiros de todos os tempos.
Nessa sexta-feira (14) estreou no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura-RJ) mais uma remontagem de um grande clássico do mestre : O Casamento Suspeitoso.
Escrita por Suassuna em 1957, “O Casamento Suspeitoso” é uma comédia de costumes que conta a história de uma jovem de índole duvidosa, vinda da capital, que quer se casar mais rápido possível com um ingênuo herdeiro de uma rica família do interior.
Promovendo um encontro entre os universos urbano e rural – não muito comum em sua obra -, o autor expõe as fragilidades morais e o jogo de interesses entre os personagens, numa sátira a instituições como a Igreja e a Justiça, duas das principais instâncias de poder e coerção social.
Como em todo bom texto clássico, Suassuna parte de um contexto regional – a trama se passa em Taperoá (PB), cidade onde o dramaturgo viveu grande parte de sua infância – para apresentar arquétipos e questões universais, numa trama escrita em tons mais farsescos ainda do que se costuma identificar em sua obra.
Um belo espetáculo que está sendo realizado pela Cia Limite 151,que esse ano completa 25 anos, e que está à altura do talento do velho Suassuna. O bom teatro, onde todos brilham juntos, desde o elenco ao cenógrafo, passando pela direção e a ótima luz de cena.
IMPERDÍVEL !!!
FICHA TÉCNICA
Texto: Ariano Suassuna
Direção: Glaucia Rodrigues e Wagner Campos
Elenco / Personagem:
Glaucia Rodrigues / Cancão
André Arteche / Gaspar
Maria Adélia / D. Guida
Edmundo Lippi / Frei Roque
Flávia Fafiães / Susana Claudia
Isabella Dionísio / Lucia Renata
Igor Cosso / Geraldo
Henrique Juliano / Roberto Flávio
Hélio Zachi / Juiz Nunes
Cenário e Figurinos: Colmar Diniz
Músicas e Direção Musical: Wagner Campos
Iluminação: Rogerio Wiltgen
Fotos: Chico Lima
Produção Executiva: Valéria Meirelles
Direção de Produção: Edmundo Lippi
Realização: Cia Limite 151
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
SERVIÇO – O CASAMENTO SUSPEITOSO
LOCAL: TEATRO EVA HERZ da LIVRARIA CULTURA – R. Senador Dantas, 45 – Centro /RJ Tel: (21) 3916-2600
HORÁRIOS: 3ª a sábado às 19h / INGRESSOS: 3ª e 4ªf R$30,00, 5ª feira a sábado R$50,00, na bilheteria ou pelo site www.ingressorapido.com.br / CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 10 anos / GÊNERO: comédia / DURAÇÃO: 90 minutos / LOTAÇÃO: 172 lugares / TEMPORADA: até 17 de dezembro
OBS: de 25 a 29 de outubro não haverá espetáculo devido ao Anima Mundi. A peça volta no dia 01/11.