‘Mergulho’ em temas complexos chama a atenção em espetáculo que estreia no Rio
Livremente inspirado no romance Hotel Mundo, da escritora escocesa Ali Smith, Mergulho tem montagem da Companhia Delas.
Idealizado pela Companhia Delas e dirigido por Silvana Garcia, o espetáculo Mergulho faz temporada na CAIXA Cultural Rio de Janeiro entre os dias 14 e 30 de setembro de 2018 (sexta a domingo), com apresentações sempre às 19h e ingressos a preços populares. No dia 23 de setembro (domingo), acontece uma sessão especial em LIBRAS e no dia 15 (sábado), às 16h, uma palestra com a diretora do espetáculo. A palestra é voltada a artistas e estudantes de teatro e as inscrições devem ser feitas através do e-mail ciadelas@ciadelas.com.br.
Baseado no romance Hotel Mundo, da escritora escocesa Ali Smith (mulher e homossexual), Mergulho tem como núcleo central as mulheres. Conta com graça e leveza uma história sensível sobre quatro personagens femininas. Uma história sobre o despertar do amor entre duas mulheres, sobre a amizade e sobre a morte também.
No palco estão três personagens afetadas pela morte de Sara Wilby, camareira do Hotel Global. A narrativa é composta pelas vozes dessas personagens: uma jornalista, uma jovem estudante de música e a irmã da camareira, além da própria morta, que trava um diálogo consigo mesma, numa espécie de auto investigação de si e da própria morte.
A estrutura dramatúrgica proporciona o encontro com essas quatro personagens. O público acompanha as descobertas e os mistérios a respeito de um fato, sempre a partir delas, com suas visões únicas de um mesmo acontecimento.
A diretora Silvana Garcia traz uma atmosfera de realismo fantástico para as cenas. A coexistência de situações diversas, os cortes no tempo, a sobreposição dos ambientes habitados pelas personagens e um cenário híbrido fazem parte das opções da encenadora para criar Mergulho, o 10o espetáculo da Companhia Delas, que em 2016 completa 15 anos de atividades.
“A peça é resultado de um processo de criação coletiva. A diretora Silvana Garcia comandou esse processo que partiu do livro Hotel Mundo, da escritora Ali Smith, mas que acabou passando por um mergulho muito íntimo e particular de cada uma de nós em questões muito delicadas – a morte, o primeiro amor, a amizade. É um espetáculo muito sensível, sobre as diferentes percepções de cada personagem a partir de um mesmo disparador – a morte da jovem Sara Wilby. E apesar desse fato trágico, a peça tem muito humor e delicadeza”, explica a atriz Juliana Ianina.
Formada somente por mulheres, a Companhia Delas nunca buscou tratar de questões exclusivamente femininas em seus espetáculos. Sempre houve, no entanto, a consciência da responsabilidade como artistas e mulheres em pensar a maneira de retratar o mundo (o amor, os conflitos, a morte) a partir da sua própria realidade, que é fatalmente, feminina.
Pela sua aproximação do universo feminino, pelo retrato nada estereotipado do amor entre duas delas e pela própria capacidade de produção de uma companhia formada apenas por atrizes, o espetáculo é extremamente relevante em um momento como o atual, quando estão em pauta as discussões sobre gênero, sobre feminismo e homofobia.
Ficha Técnica:
Direção: Silvana Garcia
Texto: Cássio Pires e Companhia Delas
Elenco: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno e Thais Medeiros
Assistência de Direção: Maria Tuca Fanchin
Iluminação e Cenografia: Marisa Bentivegna
Figurinos: Mira Haar
Trilha sonora: Arthur Decloedt
Preparação e Desenho de Movimento: Fabricio Licursi
Fotos: Lígia Jardim
Produção: Companhia Delas de Teatro
Produção Local e administração: André Roman e Renata Batista
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Serviço:
Mergulho
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro -Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: 14 a 30 de setembro de 2018 (sexta a domingo) *Sessão em LIBRAS no dia 23 de setembro (domingo)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 84 lugares (mais 2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Palestra com a diretora Silvana Garcia
Local: Teatro de Arena
Data: 15 de setembro de 2018 (sábado)
Horário: 16h
Duração: 2h
Inscrições: Através do e-mail ciadelas@ciadelas.com.br.
Público-alvo: Artistas e estudantes de teatro