“Mamãe” de volta !
Dia 9 de janeiro, “Mamãe”, de Álamo Facó, volta aos palcos no Espaço Municipal Cultural Sérgio Porto (RJ).
Sem cair no sentimentalismo, Álamo conta sua trajetória ao lado de Marpe Facó (na peça chamada de Marta), após a arquiteta receber um diagnóstico de um tumor cerebral, em 2010. A partir daí Álamo Facó vivenciou 100 dias de uma verdadeira jornada emocional. Sempre ao seu lado, o ator e dramaturgo acompanhou em detalhes o tratamento, a luta e o dia a dia de sua mãe. Após seu falecimento, mergulhou em um processo de criação que chamou de “A Síntese do Relevante”, de onde nasceu o monólogo Mamãe. Influenciado por artistas como Sophie Callle, Lygia Clark e Bruce Nauman, a peça não traz o drama exacerbado das histórias com essa temática, nem tampouco sua estética traz os tons pastéis de um hospital. A peça tem como prioridades, o encontro com o espectador e a busca pelo ineditismo, como possibilidade.
A peça, que é o segundo monólogo de sua carreira, dá continuidade à sua parceria com o diretor César Augusto, que o dirigiu em “Talvez” no Brasil e exterior. O cenário/instalação foi construído pela artista plástica Bia Junqueira e suas performances dirigidas por Lan Lanh.
A primeira temporada aconteceu em dezembro, no Espaço Sesc, e esteve lotada em todas as sessões, além de ter sido muito elogiada também pela crítica.
SERVIÇO
Espetáculo: MAMÃE
Local: Espaço Municipal Cultural Sergio Porto (Rua Humaitá, 163 – Humaitá – entrada pela Rua Visconde Silva, sem nº, ao lado do posto Petrobrás)
Texto e atuação: Álamo Facó
Categoria: Drama
Reestreia: 09 de janeiro
Temporada: de sexta a domingo até 31 de janeiro de 2016
Horário: de sexta a domingo às 20h30/Preço: R$ 40,00
Bilheteria:das 17h às 20h30 (21 2535-3856)/Duração: 70min/Classificação: 12 anos