Festival de Teatro do Rio abre inscrições !

theaterAs inscrições para o 20º Festival de Teatro do Rio estarão abertas de 07 de setembro a 02 de outubro e grupos amadores e profissionais de todo o Brasil podem inscrever obras para concorrer na Mostra Competitiva de Espetáculo – peças maiores de 45 minutos; na Mostra Competitiva de Cenas Curtas – peças de até 20 minutos; e na Mostra de Espetáculos de Rua. O evento acontecerá na Sala Baden Powell, em Copacabana, de 17 de novembro a 18 de dezembro de 2016.

Para os grupos interessados é preciso preencher a ficha de inscrição e ler o regulamento disponível no site (www.festivaldeteatrodorio.com .br). Além da exibição de peças, são promovidos debates e seminários. Até a última edição, 40 mil pessoas participaram das atividades do evento. Ao todo serão distribuídos R$ 60mil reais em prêmios que concorrem nas categorias de melhor ator, atriz, direção, figurino e visagismo, cenografia, iluminação, categoria especial, melhor espetáculo escolhido pelo voto popular e pelo júri oficial. 

Realizado pela Utopia Produções, o Festival de Teatro do Rio foi criado em 1993, com o objetivo de oferecer oportunidades para novos grupos teatrais e artistas do país, o evento é o festival de teatro mais antigo que acontece na cidade.

Todos os anos o Festival homenageia um artista que tenha contribuído para cena teatral. Porém, nesta edição, a produção preferiu guardar a surpresa. Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Renata Sorrah, ‘Asdrúbal Trouxe o Trombone’, Nathália Timberg, Sérgio Britto, Tônia Carrero, Maria Clara Machado, Paulo José e Domingos de Oliveiras são alguns dos artistas já homenageados em anos anteriores.

– O Festival de Teatro cresceu e se consolidou como um evento importante na agenda da cidade. A nossa proposta é incentivar a dinâmica cultural e promover o intercâmbio de ideias de grupos de todo o país – diz o diretor do festival, Diego Cosmetinni.

Grandes sucessos já passaram pelos palcos do festival. Em 2001, a peça ‘Raul fora da lei’, de Roberto Bomtempo, estreou no evento com grande sucesso, que se repetiu durante o tempo em que o espetáculo ficou em cartaz. Oswaldo Montenegro também apresentou a peça “Filhos do Brasil” que levaram 5 prêmios no festival, incluindo Melhor Espetáculo e Melhor Direção. 

Para Diego Cosmetinni, o trabalho sério e dedicado da organização do festival fez com que o evento conquistasse prestígio e reconhecimento da classe artística.

(Visited 31 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *