Festival ‘2ª Black’ ganha sua 4ª edição e ainda dá tempo de se inscrever !
Vencedor no 31º Prêmio Shell de Teatro RJ na categoria inovação e na oitava edição do Prêmio Questão de Crítica, o projeto 2ª Black retorna em 2020 e mantém seu objetivo de realizar encontros, agregando artistas, produtores, diretores, críticos e público que irão prestigiar trabalhos de artistas negros em cena.
Em sua nova edição traz como novidade a seleção de trabalhos artísticos através de uma convocatória e amplia sua programação para artistas fluminenses e de fora do Estado do Rio de Janeiro, convidando outras produções artísticas negras do país.
O Rio de Janeiro foi palco de um dos movimentos teatrais mais importantes da história do Brasil: O TEN – Teatro Experimental do Negro, idealizado por Abdias do Nascimento. Após o surgimento do TEN, o teatro nacional não seria e não é mais o mesmo, pois ele fortaleceu e inspirou a criação de inúmeros movimentos teatrais que buscavam fomentar a arte negra a nível nacional e internacional, como os projetos: “A Cena tá Preta” (Salvador/BA), Segunda Preta (Belo Horizonte/MG) e Segunda Crespa (São Paulo/SP). O Rio de Janeiro também se tornou palco de mais um movimento que visa unir pensadores da arte negra, fomentando a ocupação de espaços como verdadeiros pontos de encontro com a realização da 2ª Black.
Para 2020, daremos continuidade a uma ocupação artística iniciada em 2018 de forma itinerante, que circulou por 03 espaços na cidade do Rio de Janeiro com mais de 100 artistas e um total de 43 performances apresentadas. As apresentações ocorrerão entre 06 e 17 de maio de 2020, em espaço cultural a ser divulgado em data posterior, sendo este sediado na cidade do Rio de Janeiro.
As linguagens artísticas e atividades contempladas neste edital são:
Teatro: Performances e experimentos teatrais, que envolvam um ou mais atores, nas linguagens dramáticas, líricas ou épicas, podendo incluir elementos na linguagem audiovisual e abarcar os múltiplos gêneros: auto, comédia, drama, fantoche, musical, tragédia e tragicomédia.
Circo: números performáticos que envolvam malabares em geral, equilíbrio, intervenções com palhaços, acrobacias aéreas, clowns, parada de mão, báscula, antipodismo, mastro chinês, contorcionismo, mágicas, e outros que estejam no contexto circense.
Dança: números de dança, entendendo-se o uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Podendo ser dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, samba); dança em dupla (ex.: tango, salsa, kizomba, valsa, forró etc); dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado, gavota), dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc); dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc); dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas); dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões), dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado, dança contemporânea); dança social (ex.: dança de salão, axé music, tradicional).
A 4a Edição do Festival SEGUNDA BLACK consiste na realização de mostra NÃO competitiva de performances ou experimentos teatrais nas modalidades de artes cênicas adulto, tendo como objetivos: fomentar as artes cênicas e promover o intercâmbio entre grupos e público, além de destacar e divulgar novos talentos, promover atividades de formação e debates entre artistas e profissionais da área.
LINK DO FORMULÁRIO http://www.segundablack.com.br/