O poeta Antonio Cícero
A partir de amanhã, 20 de agosto, durante quatro quartas-feiras (uma por mês), Antonio Cicero apresentará a palestra-show inédita “O que é a poesia?”, no Oi Futuro em Ipanema. O compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor convidará o público a ler e viajar com ele por alguns poemas, com a intenção de levar a ele uma “dimensão poética do ser”, em suas palavras. O espetáculo terá direção de Luciano Figueiredo, responsável pelo projeto gráfico da revista Navilouca, editada pelos poetas Torquato Neto e Waly Salomão, nos anos 1970, e que em 2013, participou do projeto Poesia Visual, no Oi Futuro, com duas exposições.
Segundo Cicero, a poesia escrita é capaz de transportar o leitor para uma dimensão do ser inteiramente diferente da dimensão cotidiana – prática e utilitária – em que todo o mundo passa a maior parte da vida. Trata-se da “dimensão poética do ser”. Para atingi-la, porém, não se pode ler um poema como se lê um texto qualquer, tal como um artigo de jornal, um e-mail ou uma bula de remédio.
A cada apresentação, com direção de Luciano Figueiredo, Antonio Cicero proporcionará um mix de sensações fazendo leituras, comentários e reflexões de cerca de 30 poemas. Serão exibidos trechos de filmes de grandes nomes como Jean-Luc Godard e Charlie Chaplin, projeções e áudios de poemas de autores como Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar e Augusto de Campos, quadros de Miró e Degas, além, claro, da leitura de poemas de sua autoria e de outros autores, clássicos e contemporâneos, como Carlos Drumond de Andrade, Sartre, Luis de Camões, Manuel Bandeira, Ivan Junqueira, Nelson Ascher e muito mais.
Paralelo a este novo trabalho, Antonio Cicero viaja o Brasil todo ministrando conferências sobre poesia, filosofia e literatura.