Cristo Redentor – O Proibido !
Aproveitando o direito que lhe foi dado de decidir sobre o uso (ou não) da imagem do Cristo Redentor, a Arquidiocese mais uma vez negou permissão para a exibição da estátua em uma obra artística. O filme “Inútil Paisagem”,cuja direção é de José Padilha e está dentre os dez episódios exibidos no longa “Rio, eu te amo”, teve cena de Wagner Moura vetada pela Igreja.
A escola de samba Beija Flor de Nilópolis em 1989 também foi proibida de usar a figura do Cristo em um dos seus carros alegóricos, numa das maiores polêmicas criadas em torno da estátua, mas não a última. Em 2011 a mesma agremiação foi censurada quando, homenageando o rei Roberto Carlos, não pôde ter imagens sagradas numa referência à religiosidade do cantor.
O filme “Rio, eu te amo” tem estreia prevista no Brasil para 11 de setembro e ao que tudo indica somente com os nove episódios restantes, visto que o diretor não pensa em refazer a cena e considera que a falta dela torna a obra sem sentido. José Padilha fez questão de frisar que a referida cena não desmerece a Igreja e muito menos a figura de Cristo, mas lamenta que na opinião da Cúria qualquer menção à figuras religiosas pode ser considerado crime hediondo pela mesma.