(vídeo)Léo Batista diz que Boni quase o demitiu
Uma vida toda dedicada ao esporte. Essa frase poderia definir qualquer grande atleta dos campos de futebol ou das quadras de vôlei. Mas neste caso, cabe muito bem a um dos jornalistas mais respeitados do nosso país. Estamos falando de Léo Batista.
Aos 92 anos, o veterano se orgulha de jamais ter saído de cena, desde que, ainda adolescente, deu os primeiros passos na profissão. Léo, que é natural de Cordeirópolis, interior de São Paulo, começou a trabalhar aos quinze anos de idade, na Rádio Clube de Birigui. Lá, transmitiu partidas de futebol, e, teve o privilégio de apresentar Hebe Camargo na festa do primeiro aniversário da emissora. O que veio depois foi a consolidação desse grande locutor. Foi contratado pela Rádio Globo, no RJ, depois migrou para a Tv Rio, e, então chegou a Rede Globo, onde está até hoje.
Essa chegada à emissora carioca aconteceu em 1970, quando a Globo estava no ar há apenas cinco anos. E se deu por intermédio do visionário Boni, que foi vice-presidente de operações da Globo por trinta anos. Inclusive a admiração entre esses dois profissionais cresceu a tal ponto, que ainda hoje, quando se encontram, o carinho é mútuo. Foi o que se viu na noite do último dia 06, quando Boni lançou seu livro “O Lado B de Boni”, na Livraria da Travessa (RJ).
Léo Batista conversou conosco, e relembrou um fato pitoresco vivido com o todo poderoso Boni. “Ele me enviou alguns memorandos ao longo dos anos. E em um deles, ameaçou me demitir se eu voltasse a usar a gravata com a qual eu havia apresentado o jornal”, disse Léo, que hoje dá risadas do episódio. (vídeo abaixo)
Reportagem e imagens : Léo Uliana
Instagram : @10minutosdearte