“Cálculo Ilógico” reestreia no Poeira (RJ)
Peça, sob a direção do premiado Daniel Herz, reestreia em curta temporada no Rio de Janeiro, no dia 8 de outubro, após apresentações em Portugal
Depois de ser indicado ao prêmio Cesgranrio nas principais categorias ( espetáculo, texto, atriz e direção) e ao prêmio Botequim Cultural (direção) , Jéssika Menkel reestreia a peça teatral que utiliza a matemática em metáforas. A atriz e autora do texto se apropria de uma dor pessoal (a perda do irmão) e tenta resignificar esse sofrimento através de cálculos e fórmulas, num texto intrigante e bem amarrado, em que o público embarca em emoções desmedidas. “É possível explicar a vida e o que a gente sente através dos números?”, questiona a personagem em determinado momento.
“Cálculo Ilógico” mistura a história pessoal de Jéssika com ficção, mostrando toda a inquietação que cerca a nós, humanos, quando nos deparamos com o fim. “Busquei na matemática uma forma de contar a história sobre a perda do meu irmão”. Vale esclarecer que os números nunca foram o forte da atriz/autora, que teve que pesquisar e estudar sobre o assunto.
Antes da estreia na capital carioca, a peça foi apresentada em duas cidades em Portugal: nos dias 27 e 28 de setembro, na cidade do Fundão, e no Festival Internacional Ajidanha, na cidade Idanha-a-Nova, no dia 02 de outubro.
“Eu diria que o mais genial do texto é a ficção. A base é uma dor verdadeira da autora, que, associada à criatividade, à inteligência e ao talento dela, produziu uma poesia cênica”, afirma o diretor Daniel Herz.
A peça, além de ser indicada a um dos maiores prêmios do teatro, também vai ganhar um livro, pela editora Urutau, de São Paulo, em breve. Segundo Jéssika, foi um pedido de muitos espectadores. “A ideia surgiu quando começou a se tornar frequente o pedido do texto por pessoas que assistiam o espetáculo. Sempre me procuraram ou procuravam a produção perguntando se era possível enviarmos a dramaturgia por e-mail”, explica. “A escrita de Jéssika traz um sopro de modernidade e originalidade à dramaturgia brasileira” diz a diretora de produção Maria Siman.
SERVIÇO
LOCAL: Teatro Poeira
R. São João Batista, 104 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22270-030
Temporada: 08 a 30 de Outubro
Horários: Terças e quartas às 21h
Valor dos ingressos: R$60 – Inteira / R$30 – Meia
Formas de pagamento: Débito, crédito e dinheiro
Duração do espetáculo: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre
Telefone do teatro: (21) 2537-8053
Site de venda online:
https://checkout.tudus.com.br/teatro-poeira-calculo-ilogico/selecione-seus-ingressos
Ficha Técnica:
Texto e atuação: Jéssika Menkel
Direção: Daniel Herz
Direção de produção: Maria Siman
Assistente de Direção: Gabriela Checchia e Tiago Herz
Cenário e Figurino: Thanara Schonardie
Assistente cenário e figurino: Natália Fonseca
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenotécnico: Uirá Clemente
Preparação Vocal: Jane Celeste
Trilha Sonora: Éric Camargo
Design gráfico: Bruno Niquet e Sheila Gelsleuchter
Assessoria de Imprensa: MNiemeyer
Produção Executiva: Fernanda Silva
Produtores associados: Jessika Menkel e Primeira Página Produções