Suor e lágrimas marcam o 6º Prêmio Cesgranrio de Teatro
Tendo como grande homenageada a atriz Fernanda Montenegro, a 6ª edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro, que celebrou os profissionais que mais se destacaram em 2018, foi marcada por muita emoção. Mas também por muito suor, literalmente. Como de costume, a festa no célebre Copacabana Palace, idealizada pelo prof. Carlos Alberto Serpa e realizada na noite de ontem, foi um grande encontro entre colegas de profissão. Mas o que ninguém imaginava é que o calor do Rio de Janeiro fosse também um dos protagonistas da bonita festa do Copa. E por conta dele muitos convidados não ficaram até o final da celebração.
A cerimônia de premiação, que teve como apresentadores Jônatas Faro e Julia Lemmertz, começou com Malu Rodrigues interpretando divinamente “Beatriz'(Milton Nascimento), o que fez com que a estrela Fernanda Montenegro se emocionasse explicitamente na plateia. Em seguida Julia homenageou Fernanda com um belo texto feito especialmente para a ocasião. E Jônatas Faro fez bonito ao interpretar ‘Roda Viva'(Chico Buarque).
Todos os premiados, sem exceção, citaram Fernanda Montenegro em seus discursos, e falaram, dentre outras coisas, da grande inspiração que o trabalho dela representa para quem ingressa na carreira.
A atriz, que subiu ao palco para receber seu troféu pelo conjunto da obra, agradeceu o carinho de todos e aproveitou para reverenciar aquela que, segundo ela mesma disse, foi responsável por despertar seu interesse na profissão : Bibi Ferreira. Muito comovida, Fernanda lembrou também do ator Fernando Torres(já falecido), com quem foi casada durante 50 anos. Ela disse que talvez não teria chegado tão longe não fosse essa grande parceria.
Jonas Hammar, Françoise Forton, Guilherme Fontes, Cirillo Luna, Robson Torinni, Stella Maria Rodrigues, Antônio Pitanga, Silvio Guindane, Gabriela Duarte, Antônio Calloni, Totia Meirelles, Nicete Bruno, Mouhamed Harfouch, Débora Bloch, Ney Latorraca, Caio Paduan, Julie Duarte, Rodrigo Simas, Piéterson Duderstadt, Cláudio Galvan, Cláudio Andrade, Zezé Motta, Sérgio Marone, Otto Jr., Gilberto Bartholo, Jacqueline Lawrence, Marcelo Calero, Cissa Guimarães, João Velho, Gottsha, Márcio Gomes, Zélia Duncan, Daniel Dantas, Daniel Carneiro, André Arteche, Leonardo Netto, Renato Krueger e Amanda Acosta foram algumas das inúmeras personalidades que estiveram abrilhantando a noite.
*veja logo abaixo às imagens a lista com os vencedores e vídeos com depoimentos de Zezé Motta, Antônio Calloni e Rodrigo Simas.
Confira a lista completa de vencedores:
MELHOR ESPETÁCULO
– A Invenção do Nordeste
MELHOR TEXTO NACIONAL INÉDITO
– Leonardo Neto, por A Ordem Natural das Coisas
MELHOR DIREÇÃO
– Duda Maia, por Elza
MELHOR ATRIZ
– Mariana Lima, por Cérebro_Coração
MELHOR ATRIZ EM TEATRO MUSICAL
– Amanda Acosta, por Bibi – Uma Vida em Musical
MELHOR ATOR
– Daniel Dantas, por O Inoportuno
MELHOR ATOR EM TEATRO MUSICAL
– Claudio Galvan, por Romeu + Julieta Ao Som de Marisa Monte
MELHOR DIREÇÃO MUSICAL
– Jules Vandystadt, por O Homem no Espelho, Pippin e 70? Década do Divino Maravilhoso
MELHOR FIGURINO
– João Pimenta, por Romeu + Julieta Ao Som de Marisa Monte
MELHOR CENOGRAFIA
– Dina Salem Levy, por Cérebro_Coração
MELHOR ILUMINAÇÃO
– Russinho, por Memórias do Esquecimento
CATEGORIA ESPECIAL
– Elenco de Elza
HOMENAGEM
Fernanda Montenegro
*reportagem e fotos : Léo Uliana/*imagens de vídeo : Kátia Regina/*foto ‘Fernanda’ : Leonardo Torres (site Teatro em cena)