Imagens de um C (Ego) !!!
Espetáculo “Imagens de um C (Ego)” estreia no Teatro Café Pequeno e lança um desafio ao espectador: o respeito às diferenças
O desafio de enxergar o outro naquilo que ele é. Esta é a proposta lançada ao espectador como um exercício de autocrítica e de análise de seus próprios conceitos e atitudes, abordada no fio condutor da história do espetáculo“IMAGENS DE UM (C) EGO”, que estreia no dia 08 de setembro (quinta-feira) e fica em temporada no Teatro Municipal Café Pequeno até 28/09, quartas e quintas, às 20:30. O espetáculo ‘Imagens de um C (Ego)’ integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.
Escrito e dirigido pela artista multimídia e criadora do ‘Teatro dos Sentidos’ Paula Wenke (que também integra o elenco), “IMAGENS DE UM (C) EGO” conta uma história envolvendo dois atores. Oscar (que é biologicamente cego, mas com uma grande capacidade de percepção) e Boca Berreiro (psicologicamente cego e ególatra). Personagens altamente opostos, mas muito humanos em suas contradições, se encontram em uma sala de testes para uma seleção da grande e misteriosa Godiva, super artista que vem ao Brasil montar seu novo espetáculo inspirado em seu último manifesto “A natitude é a todificação do nada” e deseja encontrar no país atores para sua nova montagem. Godiva é símbolo de mistério, beleza exótica, cheia de exageros, mola propulsora para o sonho daqueles dois indivíduos que ficam à sua espera. A sua preocupação com o sucesso e a fama é infinitamente maior do que propriamente estar a serviço da sociedade e de ser um meio de transformação do mundo através de sua arte.
Apesar do objetivo em comum, Oscar e Boca Berreiro se percebem muito diferentes. E diante disso, os polos distintos são inaugurados. Os dois personagens se confrontam e estabelecem uma relação de conflito áspero e contínuo, das divergências mais simples às mais complexas, como a crença em Deus. Cheio de ironias e paradoxos, abrindo um emocionante, denso e aterrador diálogo sobre as deficiências humanas, mais do que as físicas, com várias menções à obra de Beckett “Esperando Godot”, o espetáculo nos impulsiona a perceber que a vida tem o valor no encontro e o sentido a ela é você quem dá. Todos somos protagonistas de nós mesmos. Basta que enxerguemos isso. Tudo e nada. O que você prefere ser? Oscar (o cego biológico), enfrenta com bravura os preconceitos declarados por Boca Berreiro e traz ainda uma nova reflexão: é possível ampliar sua mente a vários sentidos. Boca Berreiro (o cego psicológico), por sua vez, vê apenas aquilo que ele deseja. Ele seleciona e prioriza suas próprias opiniões, não abrindo-se a novas possibilidades de reflexão ou pensamento. Vaidoso, fala, mas não tem escuta e por isso não consegue dar espaço para que também seja atravessado pelo que o outro diz. Seu próprio ego o sufoca, impedindo-o de abrir-se ao encontro.
O texto faz um forte apelo ao respeito das diferenças. “IMAGENS DE UM C(EGO)” fala sobre o que vai além da simples visão e parte de uma sensibilidade desenvolvida internamente, de um encurtamento do ego e uma amplificação do ser humano, ir de encontro ao outro é perceber o que há no outro que nos identifica: nossas humanidades. E daí ser solidário é consequência até natural. Apesar de o tema ser abordado em profundidade, as tintas preferidas da autora são sempre as do humor, poesia, intensidade e força. O resultado é um espetáculo divertido que faz rir até de nervoso e uma volta para casa repleta de informações para reflexões bem pessoais. Um espetáculo que é um convite inovador e surpreendente, para que o ser humano enxergue com os ouvidos e ouça com o coração.
Serviço: « Imagens de Um C(Ego) »
Estreia: 08 de setembro de 2016, às 20:30
TEMPORADA: 08/9 a 28/9 – quartas e quintas, às 20:30.
Local: Teatro Municipal Café Pequeno-Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon
Capacidade: 100 lugares
Informações: (21) 2294-4480
Classificação etária: 12 anos/Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 40,00 / R$ 20,00 (meia)