O brilho de Lília Cabral !
Embora venha colecionando, ao longo de sua carreira, um leque de ricos e variados personagens nas telenovelas brasileiras, a atriz Lília Cabral diz que não escolhe trabalhos, e sim que espera ser lembrada cada vez que um autor elabora o elenco das grandes produções. Mas mesmo jogando com a sorte, ela se dá ao luxo de ter em seu currículo personagens que deram o que falar na história da tv, como a Amorzinho de “Tieta” e a Griselda (ou Pereirão, como é mais conhecida) de “Fina Estampa”.
Durante o lançamento do livro do autor Aguinaldo Silva, dias atrás no Leblon, nós conversamos rapidamente com a atriz, que gentilmente nos revelou algumas curiosidades, como vocês podem ver a seguir.
*reportagem : Léo Uliana
*fotos : Cristiane Muniz e CEDOC (Arquivo Rede Globo)
*Você já fez alguns trabalhos bacanas com o Aguinaldo…
Lília – “Sim, eu fiz quatro novelas dele”.
*Você acha que o nome de um autor é decisivo na escolha de um personagem?
Lília – “Olha, na verdade eu fico humildemente esperando que algum grande autor se lembre de mim na hora em que for escalar o seu elenco. Eu fico pedindo a Deus mesmo, tomara que o Aguinaldo me chame, ou o Manoel Carlos, enfim, mas eu fico sempre nessa expectativa. É óbvio que eu me identifico mais com uns do que com outros, porque a gente conhece a história de cada um e cada qual tem o seu perfil na hora de escrever. Mas independente disso eu fico extremamente lisonjeada quando sou lembrada por qualquer um deles”.
*E pelo que nós temos acompanhado você tem tido sempre muita sorte em ser escolhida para ótimos personagens.
Lília – “É verdade, eu sempre muito feliz com os autores que eu trabalhei; eu tenho o maior respeito por todos eles, o Aguinaldo, o Manoel Carlos, e todos os outros”.
*E tem algum personagem que você considere um divisor de águas na sua carreira?
Lília – “Eu sempre lembro de História de Amor com muito carinho, e acho também que a minha participação na novela Tieta marcou demais na minha carreira, eu fiz também Fina Estampa, uma novela que achei muito importante. De acordo com o ângulo e a generosidade do autor, você acaba de fato realizando grandes trabalhos que fazem bastante diferença na sua história”.
*Recentemente você fez uma temporada de sucesso do espetáculo “Maria do Caritó”. Atualmente você está envolvida com algum projeto para o teatro?
Lília – “Eu tenho um projeto para o ano que vem, mas ainda está em fase de estudo, eu tô aos poucos vendo as possibilidades para que isso se realize”.
*É comédia?
Lília – “Não não, é algo mais denso”.
*Obrigado pelo carinho conosco, Lília.
Lília – “Obrigada a vocês por tudo”.